Visitas aos Utentes do Lar de São José

15-05-2020 16:31

COVID-19:Fase de mitigação

Visitas aos utentes

Face á evolução da situação epidemiológica do país, a informação nº 011/2020 de 11/05, da Direção Geral de Saúde (DGS), prevê que as visitas aos utentes institucionalizados na Resposta Social de Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI), podem ser retomadas, a partir do dia 18 de Maio, tendo em conta determinados requisitos gerais e específicos, bem como a organização interna de cada instituição.

Nestes termos, informam-se todos os familiares e responsáveis dos nossos utentes que as visitas irão decorrer dentro dos seguintes moldes:

-O agendamento da visita será feito pela instituição.

-Cada visita terá a duração de 10minutos.

-Durante a visita o utente é acompanhado por uma colaboradora (encarregada geral) que está disponível para responder a qualquer dúvida que o visitante apresente.

-Não são permitidas mais que uma visita a cada utente.

-Os visitantes não podem levar objetos pessoais, géneros alimentares ou outros produtos.

-Os visitantes não podem circular pela instituição nem utilizar as instalações sanitárias dos utentes.

-É obrigação da instituição o registo das visitas.

-O uso de máscara por parte do visitante é obrigatório.

-Obrigatório o distanciamento social de 2 metros entre o visitante e o utente.

-Os visitantes que testarem positivo a COVID-19 devem informar a autoridade de saúde local, caso tenham visitado a instituição até 48 horas antes do início dos sintomas

- A visita decorrerá num espaço exterior para utentes autónomos ou semi-autónomos( junto á sala de convívio dos utentes).Os utentes acamados serão colocados num cadeirão para se poderem deslocar a um espaço próprio no rés-do chão da instituição, onde o visitante o pode ver através de uma janela. Os utentes acamados que se encontram no 1º andar da instituição são colocados num cadeirão, deslocados ao corredor, onde do exterior o visitante pode ver o utente sempre respeitando as normas estabelecidas.

Sem prejuízo do disposto nos pontos anteriores, continuam disponíveis os meios para que os utentes possam comunicar com os familiares e amigos através de vídeo chamada ou telefone.

Mediante situação epidemiológica (local ou da instituição, pode ser determinado, em articulação com a autoridade de saúde local, a suspensão de visitas à instituição por tempo limitado).

 

A Provedora

Carla Fouto